3° Petday será realizado no próximo sábado em São Francisco

A ação é desenvolvida para exames de leishmaniose, vacina antirrábica e orientações.

No próximo sábado, dia 19 de agosto, será realizado pelo Departamento de Saúde do município, o terceiro Petday, evento com o objetivo de prevenir e cuidar dos bichos de estimação. Será a partir das 8h até as 11h da manhã, no Terminal Rodoviário de São Francisco.

Os profissionais do Centro de Zoonoses, Agentes de Combate de Endemias e estudantes de medicina veterinária prestarão os serviços de aplicação da vacina antirrábica, exames de leishmaniose, e orientações de cuidados e prevenção aos tutores dos gatos e cachorros.

Para os atendimentos o tutor deve levar o animalzinho, se ele tiver carteirinha de vacinação é importante estar em mãos. Além dos atendimentos de exame de leishmaniose e vacina antirrábica, os pets ganharão brindes.

 

Leishmaniose

A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa, porém não contagiosa. Ela é transmitida somente pela picada do inseto infectado, conhecido como mosquito-palha. Humanos e animais podem ser hospedeiros da doença, mas não transmite pelo contato direto, como mordidas ou lambidas.

Os sintomas em humanos é a febre persistente, fraqueza e barriga inchada. Em cachorros é apatia, lesões resistentes a pele e o emagrecimento. Vale lembrar que os sintomas são comuns em outras doenças facilmente tratadas, como a sarna.

O diagnóstico só é confirmado com o exame parasitológico. Outros testes como sorológicos não são suficientes para afirmar que o animal é portador da doença.

Segundo a Agente de Combate de Endemias, Elisangela Pires, são desenvolvidas ações como visitas nas casas e investigações de casos suspeitos na cidade, orientações e realização de exames laboratoriais nos animais frequentemente.

“Não existe nenhum caso da doença em humanos na cidade. Já na região, existem 4 casos, sendo um deles vindo a óbito. O tratamento da doença em humanos é realizado nas próprias UBS, apenas em casos mais graves é a internação.” Destacou a Agente.

O Médico Veterinário, Wesley do Valle Esquina, ressalta que a principal forma de prevenção, é a forma de estudarmos a propagação da doença, e tomarmos às providências.

“O Exame de Leishmaniose é realizado em cachorros saudáveis e adultos, os de a partir de um ano, realizado de forma aleatória, para garantir os resultados sem interferência, sendo assim cada médico veterinário tem sua linha de tratamento e é geralmente realizado em clínicas particulares. A orientação é usar coleira repelente no animal”. Afirmou o veterinário.

 

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem. É transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, arranhadura e/ou lambedura.

O Veterinário Wesley do Valle Esquina confirma que a vacinação é a melhor forma de combater a entrada do vírus. Os animais podem ser vacinados com uma dose anual a partir dos 4 meses de idade. Não existe nenhuma contra indicação.

Entre as ações de prevenção, estão a profilaxia da raiva humana, por meio da vacinação e aplicação de soro ou imunoglobulina antirrábica humana. Somente o profissional de saúde indicará a necessidade ou não da profilaxia. Em caso de acidente com animais, lave imediatamente o ferimento com água corrente e sabão e busque atendimento médico o mais rápido possível para orientações.

 

Marcela Barros
Estagiária - Setor de Comunicação
Prefeitura de São Francisco