“Um Povo sem História é um Povo sem Memória, São Francisco Tem História

SÃO FRANCISCO SP A PRICESINHA D’OESTE PAULISTA E S

“Vou passear na praça, lá a alegria contagia a todos que passam.”

(Amara Antara)

No dia 19 de março se comemora o dia de São José. Nas tradições católicas, José é considerado o santo padroeiro dos trabalhadores e está associado a vários dias de festa. O papa Pio IX declarou-o patrono e protetor da Igreja Católica, além de patrocinar os doentes e uma morte feliz, devido à crença de que ele morreu na presença de Jesus e Maria.

Assim sendo a Página São Francisco SP; resolveu destacar nesse 19/03/2021 a nossa Igreja Católica e seu adorno que se situa no coração da cidade e é o maior orgulho dos são-francisquenses, digo a Praça Alcides Garavelo (Praça da Matriz).

Essa Praça de encantos mil, cenário fotográficos dos turistas que nos visitam, e dos momentos inesquecíveis das nossas festas e de lembranças imortais dos álbuns de casamentos, foi planejada no governo do então prefeito João José de Paula e vice-prefeito José Nunes Pires de 1969-1972, onde fora feita os serviços de terraplanagem e demarcação do seu quadrado.

Curiosidade: o prefeito João de Paula era do então distrito de Dirce Reis e seu vice-prefeito José Nunes, de São Francisco.

Já no governo do prefeito José Nunes Pires de 1973 a 1976, que tinha como vice-prefeito Ibsen Argemiro Cuciol, residente do Bairro da Nova Itapirema, deu-se início a construção da Praça com linhas traçadas pelo projeto de um arquiteto inglês. Aí veio o calçamentos com pedras brita pretas e brancas e seus mosaicos com dois paralelos de S invertidos para simbolizar o SF de São Francisco. A escolha dessa arte estilo greco-romana foi escolhida pelo nosso primeiro funcionário público do município, o senhor Alcides Garavelo, o qual denominamos a Praça da Matriz.

Por ter participado com dedicação e amor desde o início do projeto e ser zelador da Igreja, o prefeito Zé Nunes nomeou o funcionário Garavelo para ser o paisagista do então Jardim de São Francisco, mesmo sem tal formação o seo Alcides Garavelo conseguiu fazer a primeira maravilha de São Francisco.

Já a nossa Igreja Matriz, me orgulha muito por ter como um dos seus pedreiros o bom profissional, meu tio Luiz José de Oliveira (irmão do papai) Artur José de Oliveira, também trabalhou como pedreiro o senhor Davi, que anos mais tarde construiu a farmácia do senhor Artur.

Aquele abraço

 

praC3A7a.jpg